domingo, 31 de outubro de 2010

Como se comemora o Halloween no Brasil?

Todo mundo que assiste TV, cresce sabendo o tão quanto o Halloween é importante para as crianças e adultos nos Estados Unidos da América, assim como o Carnaval para os brasileiros. Porém, no Brasil, também comemoramos de alguma maneira o Halloween. Não sei se existe essa data no calendário, mas sei que há uma transferência do nome da data em inglês "Halloween" para um título em português "Dia das Bruxas". Ou seja, à qualquer um que você dizer Halloween ou Dia das Bruxas, vai saber que você está falando da mesma coisa. Isso, já é uma mera evidência do Halloween no Brasil.
 Porém, vemos que as crianças pedem doces, e antes disso, os adultos fazem as decorações durante o mês, e as lojas de doces aumentam seus estoques, para sobreviver as grandes vendas do ano. Aqui no Sul da América é assim? Talvez, sim! A parte das crianças pedir doces eu nunca vi, e ainda acho que nunca vou ver por aqui, é sem sentido, sem cultura isso por aqui. Mas, as decorações em algumas lojas e principalmente em escolas, já acho comum, sem contar as festas. E isso tudo colabora com as vendas de doce também, assim como já comprei para alguns eventos em especial a data.
É no "Dia das Bruxas" que passam os filmes mais bacanas do gênero na nossa televisão. Eu particulamente, gosto de assistir os filmes de Tim Burton nessas datas. Acho que cai adequadamente a qualquer canal nesse dia. O estranho mundo de Jack, foi o primeiro filme que assisti dele, e foi no dia 31 de outubro de algum ano. Foi mais excitante que assistir Pânico no outro quarto com meu pai e minha irmã.
Contudo, acho que de alguma maneira o Halloween ou Dia das Bruxas, têm alguma influência positiva para nós brasileiros: decorar nossos blogs, tirar fotos preto e branco e outras montagens, ler e criar histórias para apresentar na escola, etc...
Feliz dia das bruxas então! =)

Nenhum comentário: